Novena a Santa Luzia: Protetora dos Olhos
Santa Luzia, também conhecida como Lúcia, foi uma jovem virgem cristã de origem nobre, nascida em Siracusa, na Sicília, no final do século III.

Sua história é marcada pela fé inabalável e por um martírio exemplar durante a perseguição aos cristãos sob o império romano, provavelmente no ano 310.
Luzia ficou famosa principalmente pela sua dedicação à vida religiosa e pelo seu compromisso com a pobreza. Desde jovem, ela decidiu consagrar sua vida a Deus, rejeitando um casamento arranjado com um homem rico.
Quando sua mãe, Eutícia, adoeceu gravemente, Luzia levou-a até o túmulo de Santa Ágata, outra mártir cristã, e, movida pela fé, pediu a cura para sua mãe. A cura milagrosa ocorreu, e Luzia pediu que sua mãe lhe permitisse distribuir seus bens entre os pobres.
A decisão de Lúcia de doar suas posses causou indignação ao seu noivo, que, vendo sua fortuna ser dada aos pobres, a denunciou às autoridades romanas como cristã.
Ela foi presa pelo cônsul Pascásio e forçada a sacrificar aos ídolos romanos, o que ela se recusou a fazer, afirmando que só adorava a Deus.
Diante da sua firme resistência, foi torturada e submetida a várias tentativas de violação, mas Deus a protegeu, tornando seu corpo imobilizado de modo sobrenatural e impossibilitando os soldados de movê-la.
Em sua prisão, ela permaneceu firme na fé, falando com coragem sobre seu compromisso com Cristo e desprezando as ameaças de tortura.
Por fim, foi condenada a morrer. Antes de sua morte, foi golpeada com uma espada, mas manteve a serenidade até o fim, oferecendo seu martírio como testemunho de sua fé.
Após sua morte, sua memória se espalhou, e ela passou a ser venerada como padroeira dos cegos e das pessoas com problemas de visão, devido à associação simbólica com a luz e à tradição de sua visão milagrosa antes de sua morte.
Santa Luzia é lembrada como um exemplo de pureza, fé e coragem diante da perseguição, e sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro.
Novena de Santa Luzia
Orações iniciais
- Sinal da cruz: Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.
- Creio
- Pai Nosso
- Ave Maria (3x)
- Glória ao Pai
Oração a Santa Luzia para todos os dias da Novena
“Ó Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.
Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo.
E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé.
Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós”.
(Coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção)
“Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos.
Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal.Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada eu posso ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a vós.
Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse:
‘os olhos são a janela da alma’ (cf. Lc 11,34)
Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.
Santa Luzia, rogai por nós.
Amém”.
Orações finais
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Como era no princípio, agora e sempre, amém!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado.