Facebook
YouTube
Instagram
X (Twitter)
Pinterest
Email

São Benedito: O Santo Preto made in Itália

Origem e Primeiros Anos 

São Benedito nasceu em 1526, na região de Messina, na ilha da Sicília, Itália. Seu nome, que significa “abençoado”, reflete a fé que sempre acompanhou sua trajetória.

São Benedito
São Benedito

Filho de Cristovão Manasceri e Diana Larcan, escravos trazidos da Etiópia, Benedito teve uma infância marcada pela liberdade prometida por seu senhor.  

O casal inicialmente não desejava filhos, para não perpetuar a condição de escravidão, mas a promessa de liberdade mudou seu destino. 

Ainda menino, Benedito foi libertado e recebeu uma educação cristã sólida de seus pais. Enquanto cuidava de ovelhas, ele aproveitava os momentos para rezar o Rosário, uma prática ensinada por sua mãe. 

A Vida de São Benedito 

Aos 20 anos, Benedito enfrentou insultos e discriminação devido à sua raça.  

No entanto, ele suportava essas ofensas com paciência e serenidade. Sua atitude chamou a atenção de Frei Jerônimo Lanza, líder de uma congregação de eremitas franciscanos, que o convidou a integrar o grupo.  

Benedito aceitou, vendeu tudo o que possuía e passou cinco anos vivendo como eremita. 

Mudança de Convento: Franciscanos Capuchinhos 

Em obediência ao Papa Pio IV, que ordenou a unificação das ordens franciscanas, Benedito ingressou no convento de Santa Maria de Jesus, na Sicília, como irmão leigo.  

Lá, assumiu o cargo de cozinheiro, considerado secundário, mas transformou a cozinha em um verdadeiro santuário de oração e fervor. Sua alegria e humildade conquistaram todos ao seu redor. 

Benedito também passou quatro anos no convento de Sant’Ana di Giuliana antes de retornar a Santa Maria de Jesus, onde permaneceu até sua morte. 

Promovido: Superior do Mosteiro 

Em 1578, por causa de sua vida exemplar e de seu espírito de liderança natural, Frei Benedito foi escolhido como Guardião (superior) do mosteiro, embora fosse analfabeto.  

Ele aceitou o cargo com relutância, mas administrou o mosteiro com sabedoria, seguindo rigorosamente os preceitos de São Francisco. 

Durante seu mandato, organizou noviços, demonstrou caridade e foi um exemplo constante de oração e trabalho. Mesmo após seu período como superior, retornou com alegria à função de cozinheiro. 

São Benedito e Sua Fama de Santidade 

A santidade de São Benedito atraiu pessoas de todos os lugares.  

Ele era procurado por teólogos, que reconheciam nele o dom da sabedoria e da ciência, apesar de sua falta de instrução formal.  

Além disso, mandava que os porteiros do mosteiro nunca deixassem um pobre sem ajuda, mesmo em tempos de escassez. 

Seus milagres, palavras e humildade cativavam escravos e pessoas de todas as classes sociais. No Brasil, São Benedito é um dos santos mais venerados, com diversas paróquias e irmandades inspiradas em sua vida. 

Os Milagres de São Benedito 

São Benedito é conhecido por realizar inúmeros milagres, como: 

  • Ressurreição de dois meninos; 
  • Cura de cegos e surdos; 
  • Multiplicação de peixes e pães, especialmente na cozinha onde trabalhava. 

Esses milagres reforçaram sua fama como protetor contra a fome e patrono dos cozinheiros. 

A Morte de São Benedito 

São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, aos 65 anos. Ele havia profetizado que precisaria ser enterrado rapidamente para evitar tumultos no mosteiro. Após sua morte, uma multidão invadiu o local para vê-lo e obter relíquias. 

No momento de sua morte, suas últimas palavras foram: 

 “Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco!” 

Seu corpo exalava um perfume suave e, quando exumado, foi encontrado intacto (incorrupto).

Em 1611, seus restos mortais foram colocados em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo, onde permanecem até hoje. 

Canonização e Representação 

São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VII. Ele é frequentemente representado segurando o menino Jesus nos braços, pois, em momentos de profunda oração, foi visto com um bebê celestial. 

São Benedito no Brasil 

No Brasil, São Benedito é celebrado no dia 5 de outubro, por orientação da CNBB. Sua figura é especialmente admirada por sua humildade, caridade e identificação com os pobres e marginalizados. 

Oração a São Benedito 

Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção.  

Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.

Confortai o meu coração nos desalentos. 

Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto.

Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade.  

Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.  

Assim seja, amém.

Terço de São Benedito 

Como rezar o Terço de São Benedito 

Para rezar o Terço de São Benedito, se possível, tenha uma imagem do santo e uma vela acesa, símbolo da fé. Usa-se o terço comum para a oração. 

Na cruz reza-se o credo 
Na primeira conta grande: Pai Nosso 
Nas três contas pequenas: Ave-Maria 
Na segunda conta grande: Glória 

Fazer o pedido. 

Primeiro Mistério: 
No Primeiro Mistério contemplamos o nascimento de São Benedito. 

Em todas as dezenas: 
Pai Nosso 
Dez Ave-Marias 
Glória 

Segundo Mistério: 
No Segundo Mistério contemplamos a entrada de São Benedito para a vida religiosa e a dedicação total de sua vida a Deus. 

Terceiro Mistério: 
No Terceiro Mistério contemplamos a ida de São Benedito para o convento dos capuchinhos, onde ele demonstrou todo o seu amor cristão e humildade extrema. 

Quarto Mistério: 
No Quarto Mistério contemplamos os dons carismáticos, os milagres e as graças que Deus derramou através de São Benedito quando ele ainda vivia na terra. 

Quinto Mistério: 
No Quinto Mistério contemplamos a morte de São Benedito e todas as graças que ele alcançou lá do céu, após ter ido para junto de Deus. 

Oração a São Benedito

“Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor à Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico:

socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me de modo especial, a graça que neste momento vos peço (Fazer o pedido).

Ó São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante.Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento dos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço. Amém!” 

Facebook
YouTube
Instagram
X (Twitter)
Pinterest
Email
Carrinho de compras

ONDE ESTAMOS

APOSTOLADO

IMAGENS DE SANTOS

TERÇOS

CANECAS

VELA CERA DE ABELHA

MONTE O SEU ALTAR

BLOG

© 2024 alojacatolica

Rolar para cima